Roteiro pelo melhor do concelho, entre fortes, museus, parques e praias.
Não foi por acaso que reis e príncipes de todo o mundo escolheram Cascais para local de veraneio.
Bela, glamourosa e serena, esta vila com o mar à porta e a serra à janela, tem muito para descobrir e oferecer.
Ora vê a nossa lista de sugestões obrigatórias e marca já um passeio:
1 – Casa de Santa Maria e Farol de Santa Maria
Um dos postais ilustrados de Cascais, esta casa com traço do arquiteto Raul Lino foi mandada construir no início do século XX por Jorge O`Neil, descendente da Real Casa Soberana da Irlanda. No interior, destacam-se os seus belos azulejos e tetos de madeira.
Ao lado fica o Farol de Santa Maria, que agora acolhe um museu dedicado aos antigos faroleiros.

2 – Museu Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães
Também mandado construir por Jorge O`Neil, em 1900, este incrível edifício de estilo revivalista guarda uma valiosa coleção de arte e uma biblioteca com exemplares raros, com destaque para um manuscrito de 1505.

3 – Forte de São Jorge de Oitavos
Edifício militar construído no século XVII para a defesa da costa, recebe agora um espaço museológico sobre esta fortificação em frente ao mar.
4 – Casa das Histórias Paula Rego
Desde 2009 que este edifício projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Mora dá a conhecer a vida e a obra da pintora Paula Rego. Além da exposição permanente, costuma receber várias mostras temporárias e atividades promovidas pelo serviço educativo.

5 – Museu do Mar Rei D. Carlos
Inaugurado em 1992, este museu evoca a ligação da vila ao mar, através de coleções de História Natural, etnologia, arqueologia submarina e modelos de embarcações antigas, entre outras peças.
6 – Centro Cultural de Cascais
Um dos mais importantes espaços culturais do concelho, fica situado no antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade.

7 – Cidadela de Cascais
Imponente fortificação do século XVI, construída junto ao mar, acolhe atualmente um hotel de luxo (Pestana Cidadela Cascais), um Art District e o Museu da Presidência.
8 – Museu da Vila
Situado bem no coração de Cascais, dá a conhecer a história da vila, desde o Neolítico até aos nossos tempos. Atualmente está encerrado para obras de reformulação.
9 – Museu da Música Portuguesa Casa Verdades de Faria
Mais um belo edifício com traço do arquiteto Raul Lino. Além de inúmeros objetos musicais e etnográficos, guarda os espólios de dois nomes incontornáveis da música portuguesa, Michel Giacometi e Fernando Lopes-Graça.

10 – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção
Com origens no século XVI, é uma das igrejas mais acarinhadas pelos cascalenses. No interior, revela belos painéis de azulejos, um altar em talha dourada e pinturas da artista Josefa D`Óbidos. Foi lá que casou a filha do Rei Humberto II, de Itália.
11 – Parque Marechal Carmona
Situado no centro da vila, é um agradável parque verde com grandes relvados, árvores frondosas, um parque de merendas e um percurso junto à Ribeira dos Mochos. Integra ainda uma biblioteca infantojuvenil, um parque infantil e um mini zoo.
12 – Quinta do Pisão
Situada no sopé da serra de Sintra, é um dos segredos mais bem guardados de Cascais. Tem mais de 380 hectares de Natureza em estado puro e até uma gruta onde foram encontrados vestígios do Período Calcolítico e da Idade do Bronze. Organiza passeios de burros lanudos, observação de aves, caminhadas e visitas guiadas às colmeias. A entrada é gratuita.

13 – Passeio Marítimo Estoril/Cascais
São mais de três quilómetros de paredão, entre São Pedro do Estoril e Cascais que convidam a passeios descontraídos à beira-mar. Pelo caminho, tem vários equipamentos de exercício físico.
14 – Núcleo de Interpretação da Duna de Cresmina
As dunas do Guincho e da Cresmina, situadas no Parque Natural Sintra-Cascais, servem de cenário a este espaço ambiental que convida a conhecer a fauna e flora do local através de um passeio pelos passadiços que chegam até à Praia do Guincho.

15 – Praias
Das 12 praias oficiais de Cascais destacam-se, por exemplo, a do Guincho, a mais bela e natural; a do Tamariz (Estoril), a mais cosmopolita, e a de Carcavelos, a mais concorrida.
